top of page

Crescimento Empresarial: Do Empreendedorismo à Estratégia Financeira

capa do post com mesmo titulo

Você que fazer a sua empresa crescer?

A resposta para a pergunta que dá o título deste post, normalmente é sim!

Sim, mas o que fazer para atingir esse objetivo?


Certa vez eu conversava com um cliente para o qual prestava mentoria, e ele acabara de abrir a quinta unidade de sua empresa, um empreendedor nato, muito inteligente, com uma formação acadêmica invejável, realizada na melhor universidade de seu segmento, ele me perguntou o que fazer agora para poder ficar em pé depois de uma grande expansão em menos de dois anos da abertura da empresa?


Minha resposta, foi, vamos estabilizar a empresa, equilibrar as necessidades de despesas, gastos e investimentos, cobrir eventuais necessidades de capital de giro e gerar lucro. Simples, obviedades, porém, conheço poucos empreendedores que acatariam esse conselho de quem eles pagam para isso. É claro que não me ouviu e em poucos meses sua operação dobrou de tamanho, e evidentemente o problema de caixa não só dobrou como triplicou. O seu problema, que foi criado por ele mesmo, agora estava praticamente insustentável!


Esse recorte da história de expansão, serve para ilustrar algo muito simples de entender e muito complexo de executar, pois nesse momento é necessário trocar a paixão emocional, pela disciplina e frieza racional. E o empreendedor, via de regra, é constituído por paixão e emoção!


Expandir é considerado uma condição necessária para quase todas as organizações, verdade, não vou contrariar o senso comum nesse momento, mas vou colocar, que, vencidos outros obstáculos necessários para as condições de crescimento é necessário ter dinheiro, sim, dinheiro.


Todos os empreendedores que tive a oportunidade de conhecer nesses últimos 38 anos desde a minha primeira experiência de trabalho, são muito bons ou ótimos em fazer suas empresas crescerem, e, trabalham muito nesse sentido, porém, todavia, entretanto, contudo (quero ressaltar esse detalhe, por isso fui repetitivo), crescer muito e em pouco tempo sem uma condição financeira saudável pode levar seu empreendimento para a estatística das empresas que fecham em seu melhor momento.


O dinheiro é a base, sem dinheiro suficiente, mensagem produtos e serviços, oferecidos por esses empreendedores fantásticos não poderá ser levado adiante e além!

No próximo post vamos ao segundo episódio dessa série, no qual, abordaremos fontes de recursos, ou, de onde pode vir o dinheiro necessário para o crescimento das empresas.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page